familiadesantos

Mensagens

SER EXEMPLO.

“O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim. Isso fazei; e o Deus de paz será convosco” Fil. 4.9
“Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós” Fil. 3:17 – sede imitadores meus.
“”Sede, meus imitadores, como também eu sou de Cristo”. I Cor. 11.1

Os textos de onde estes versículos foram retirados, falam sobre comportamento e atitudes diante de incrédulos e cristãos. Falam sobre ser um bom exemplo para os irmãos na fé.
-Vivemos dias em que muitos fogem da responsabilidade de serem um bom exemplo.
– Pessoas que se dizem cristãs vivem uma vida dupla: mentindo, bebendo, fumando, adulterando, fazendo sexo fora do casamento, muitas delas, infelizmente, não chegaram a ter um ensino bíblico básico.
– Meu pai, outro dia, contou-me sobre um corretor de imóveis no ABC, convertido há anos e que não é lá honesto nos negócios, muito menos transparente. – Ele se defende dizendo: “Eu não misturo negócios e igreja”.  
São os famosos Edmundos – Um pé na igreja e outro no mundo.

Alguns dizem: “Você não deve olhar para o homem, você deve olhar para Deus”.
Isto precisa ser explicado, porque senão você pode fugir da responsabilidade de ser um bom cristão.
– Quem olha pra você, deve sim saber que você é falho, e Deus não.
– Mas você deve ter a coragem de dizer. “Meu irmão, se você me imitar você vai para o céu”.
– Se falta coragem para fazer esta afirmação então é porque você tem dúvidas quanto ao caminho que você está caminhando. Você tem dúvidas quanto ao seu compromisso com Cristo.
– I Tim. 4:12b diz: “…mas sê o exemplo dos fiéis (ou torna-te o padrão dos fiéis), na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza.”
– Você teria a coragem, como Paulo, de dizer, para qualquer pessoa. “Sede meu imitador como eu sou de Cristo e você desta forma estará indo para o céu”. “Pode me imitar em qualquer área de minha vida”.

– Se falta coragem é porque faltam outras coisas. Certamente falta compromisso com Deus em algumas áreas de sua vida.
Vejam Mt. 5: 13 a 16. “Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.”
– Jesus nos diz que não devemos nos esconder, nós somos o sal da terra e a luz do mundo, as pessoas devem ver vocês, suas vidas, e desejarem ser cristãs, ou seja, seguidores de Cristo.

– Leiam Fil. 2: 14 e 15. “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo”. Outra tradução diz: luzeiros, ou seja, estrelas.
– Durante séculos os viajantes se orientavam, à noite, pelas estrelas.
Você, meu irmão, tem que ser como uma estrela apontando o rumo, a direção correta a ser seguida. De que forma? Com sua vida, com suas palavras.
Você tem sido uma estrela apagada ou brilhante?

Vejam estes versículos – Heb 12:1- diz “Portanto, nós também, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas”
I Cor. 4:9  “… nós somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens”
Não tem como: Você é visto todo dia, querendo ou não, você será um bom ou mau exemplo. Não há como fugir desta situação.

II Tim. 4: 6 a 8. Paulo nos mostra uma vida como exemplo e não apenas momentos de sua vida. “Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.”
– Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé, nos dá a impressão de alguém que foi até fim, alguém que nadou nadou e não morreu na praia.
Ap. 2: 10 nos diz: “…se fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”

– O melhor exemplo é uma vida inteira na presença de Deus e não apenas pedaços dela.  
– É ser exemplo em todas as áreas e não somente em algumas ou quase todas.
É o indivíduo que é irrepreensível no falar, no trato, no comportamento, mas é fraco na carne com a pornografia.
– Pra Deus que nos vê como realmente nós somos, é como alguém que toma banho todos os dias, só não lava o cabelo, passa uma semana, passa duas, o sebo começa a ficar visível, depois vem o cheiro desagradável, de roupa que secou na sombra. Ta limpo por um lado, mas por outro esta sujo.

Veja o que a Bíblia diz: Mat. 23: 27 “Ai de vós escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.” Os fariseus tinham diversos rituais de purificação, não se contaminavam com nada, mas Jesus conhecia os seus corações, estavam limpos por fora, mas por dentro, Deus os via como se estivem mortos e pior já em estado de decomposição.

– Ser exemplo para os fiéis, é ser humilde.  O Humilde geralmente não se ofende, ele é tratável, ele é ensinável, não esconde suas falhas, quando ele erra, diz: “a culpa é minha”, “eu falhei”, “eu podia ter evitado este erro”,
Quando a pessoa não é humilde, ela diz, “os outros erraram” “ou justifica seu erro com o erro dos outros”
Meu irmão ser exemplo desta forma fica difícil.

– Todos devem ser exemplo, alguns fraquejam nos momentos difíceis, Provérbios 24:10 diz: “Se te mostrares frouxo no dia da angústia a tua força será pequena”

Jesus sabe que ser um bom exemplo neste mundo não é fácil.
Por isso Ele disse aos discípulos: Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
Ele conhece as tuas fraquezas;
Ele sabe das tuas dúvidas, das tuas lutas;
E ele não te condena, pelo contrário, ele sempre nos dá a condição de sermos purificados, limpos e sem acusação.
I João 1: 8 e 9.

Final
Meu irmão, Jesus conhece suas lutas, e Ele mesmo, te concede a condição para ser forte, ele mesmo conhece tuas limitações, ele conhece o seu coração, se há sinceridade, ele está pronto para te ajudar a ser um bom exemplo neste mundo, conforme I Tim, 4: 12.

Pr. Evandro Paranhos
evandro@igrejadafamilia.org.br

A preguiça espiritual. 

PREGUIÇA – CULTO DE INICIO DE ANO

 

Normalmente na virada de ano fazemos novos planos para nossa vida.

Planejamos emagrecer, cuidar da saúde, poupar e mais um monte de coisas.

Hoje é dia 03 de janeiro e alguns, mal o ano começou e  já estão com uma tremenda preguiça, sem vontade de fazer nada.

Na verdade um pouco de descanso não faz mal a ninguém.

Mas meditando um pouco sobre a preguiça, ela é um veneno para quem deseja prosperar em qualquer área de sua vida.

Só no livro de provérbios, há + de 20 versículos mencionando o prejuízo que a preguiça causa em nossas vidas. Só por curiosidade, preguiça no dicionário significa: Aversão ao trabalho, negligência, indolência, moleza, devagar.

Vamos ver alguns alguns versículos.

 Pr. 6: 6 a 11. Um dos mais famosos. O preguiçoso passa necessidade.

Pr. 13:4. – O preguiçoso é uma pessoa frustrada.

Pr. 19:15. – Fome

Pr. 21:25.

Pr. 22:13. Ele dá desculpas para não trabalhar.

Pr. 24: 30 a 34. O preguiçoso não quer estudar, se puder compra o diploma, o preguiçoso quer atalhos, mas nunca chega onde deseja, nunca alcança o lugar desejado.

Ecl. 10: 18. O preguiçoso vê a casa caindo e não mexe um dedo.

Já sobre a diligência, encontramos 7 versículos e diligente significa: trabalhador, esforçado, quem planeja com cuidado, no dicionário: zeloso, ativo, aplicado, ligeiro.

Pr. 10:4 –

Pr. 12: 27 –

Pr. 13:4 – A alma dos diligentes engorda, isto significa que se alegra, que há prosperidade.

Pr. 21: 5 – o diligente planeja com cuidado.

Pr. 22: 29.

Até aqui eu acho que não há muita novidade para alguns, até porque Jesus disse que Deus “…faz  que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos”. Mt. 5:45. Então eu entendo que Deus é bom para o ímpio que é esforçado, que é estudioso, que é trabalhador, pois Deus é Fiel, Deus é bom até para quem não quer saber dele.

O que eu quero, é falar, rapidamente, sobre outro tipo de preguiça, que atinge aqueles que já conhecem a Jesus.

– Eu chamaria de PREGUIÇA ESPIRITUAL.

É a preguiça que me impede de crescer espiritualmente.

É a preguiça que me impede de receber a unção de Deus. Porque unção não tem quem tem título, unção é para quem busca.

Vejam Jeremias 29: 11 a 13 – Buscardes de todo o vosso coração. É buscar com diligência e não com preguiça.

Jesus diz em Apocalipse 3:20“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sau casa e com ele cearei, e ele, comigo.”

Jesus está batendo na porta do coração de algumas pessoas, há muito tempo, mas não é para você se converter, é para te ungir e capacitar, é para te usar como Ele deseja.

Meu irmão, Deus vai poder contar com você este ano?

Preste Atenção no apelo de Isaías 6:8 – “Depois disso, ouvi a voz do Senhor; que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.”

Amado você que ira voltar a ter um pequena família em sua casa, ouça isto, se você não tiver uma vida de oração, a pequena família não cresce, por mais simpático que você seja.

Líder de ministério, se você não tiver vida de oração, o seu ministério não progride.

Não adianta, se eu não orar eu não sou liberto do pecado. O que é impossível para você, Deus faz, o que você pode fazer, você é quem faz, por isso é você que ora.
Por isso Paulo diz: “Eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento.”  I Co. 3:6 – Se não evangelizamos e pregamos o evangelho Deus não dará o crescimento. pra que!? Deus não sustenta preguiçoso!

É verdade que Ele colhe onde não planta, mas esta colheita é pra quem vai cuidar do que foi colhido, ou seja, para os diligentes.

O preguiçoso espiritual não tem uma palavra de Deus para as pessoas.

O preguiçoso espiritual não tem conteúdo. Ele fala aquilo que ele acha não o que está na palavra, porque a preguiça o impede de estudar e ler a palavra.

A pessoa diz “Quando eu começo a ler a palavra me dá um sono”.

O preguiçoso espiritual é infrutífero, é estéril, é improdutivo.

Devemos olhar para nossas vidas. Devemos procurar em nós os frutos que temos para oferecer a Deus. As vidas que ganhamos para Ele nos últimos anos.

Sera que você não tem sido um preguiçoso espiritual?

 

Querido (a) saia da sua “Zona de Conforto”, quem é sábio sabe que nunca é tarde para recomeçar a fazer as coisas certas.

A prática e a experiência nos mostra que os que estão alcançando descanso são os diligentes, os esforçados , os trabalhadores, os zelosos, na verdade, estes são os que descansam, os que tem prazer e alegria.

Os preguiçosos, vivem descansando e nunca se fartam, sempre se sentem cansados, insatisfeitos, improdutivos, inativos, ociosos, estéreis, frustrados e transferindo suas culpas e problemas para os outros.

Aceite o desafio de mudar de vida neste ano.

Aceite o desafio de dizer e agir: “Eu não quero mais ser um preguiçoso espiritual, aliás de não ser preguiçoso em nada”.

Aceite o desafio de orar todos os dias e ver a unção de Deus em você.

Aceite o desafio de ler a palavra todos os dias, de fazer um estudo do que você está lendo e então você terá conteúdo.

Aceite o desafio de participar dos grupos este ano.

Querido, em nome de Jesus, a frieza espiritual ficou em 2009, amém?

Em 2010, chega de frieza espiritual,

Aceite o desafio de ganhar pelo menos uma vida pra Jesus.

Amado de Deus, tenha vergonha, pelo menos, sinta vergonha de não trazer ninguém para Jesus.

Eu tive vergonha um dia, de não saber nem pregar o evangelho. Eu fui atrás, eu fui buscar a Deus.

Sabe porque você não tem ganho vidas para Deus? Por causa da preguiça espiritual.

Quando você começa a orar e buscar a Deus, as pessoas começam a sentir a presença de Deus em sua vida.

Por isso saiba que o diabo te quer bem frio e preguiçoso espiritualmente, ocioso, gastando todo o teu tempo e disposição com entretenimento e lazer. Satisfazendo a sua carne ao máximo e nada para o espírito.

 

“Os pensamentos do diligente tendem só para a abundância, porém os de todo apressado, tão somente para a pobreza” Pr. 21.5

“Viste o homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior.” Pr. 22.29

“O preguiçoso deixa de assar sua caça, mas ser diligente é o precioso bem do homem.” Pr. 12. 27

 

Deus os abençoe

Pr. Evandro Paranhos

03.01.2010

 

PERSEVERANÇA PARA COMPLETAR A CARREIRA. 

Gen. 37.7 a 11 – José teve um sonho, este sonho foi interpretado literalmente por seu pai e seus irmãos, porem seu cumprimento ocorreu aproximadamente 25 anos depois.
– Meu pai teve um sonho em 1995, ele estava com 56 anos. Próximo da sua conversão ou seu batismo (bicicleta, estrada de pedras sem fim que subia , ao lado um precipício, ouviu um desafio). 

Paulo diz em II Tim. 4.7 “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.
Ler Heb. 12.1 “…carreira que nos está proposta”
O que eu quero que vocês entendam com estes exemplos é que a vida de cada um aqui é uma carreira, é um sonho, é uma caminhada projetada por Deus.
– E quanto mais buscamos a Deus, quanto mais depositamos nossa confiança nele e crescemos espiritualmente, mais e mais o plano de Deus é revelado a nós, seu propósito para nossas vidas.
Isaias 55.6 a 9. Buscai o Senhor, deixe o ímpio o seu caminho (conversão), porque os pensamentos e caminhos de Deus para ele são outros.
Jeremias 29.11 a 13. – Seus pensamentos, seus planos se revelam a nós quando o buscamos de todo o coração. 

– O Caminho de Deus é perfeito. Em nossas vidas há situações preparadas e permitidas por Deus para que sejamos transformados e possamos realizar a obra que Deus tem para nossa vida e alcançar suas promessas.
– Foi assim com José, Moisés, Gideão, Davi e muitos outros.
E todos eles precisaram de uma virtude que sem ela não teriam conseguido completar a obra de Deus. A PERSEVERANÇA. 

– SEM PERSEVERANÇA VOCÊ NÃO ALCANÇA AS PROMESSAS DE DEUS.
– SEM PERSEVERANÇA VOCÊ NÃO SUPORTA AS PROVAÇÕES.
– Vejam José do Egito, recebeu um sonho de Deus, ele não sabia que provas de fogo estavam reservadas para sua vida. Traído e vendido pelos irmãos, separado de sua família, um homem livre que virou escravo, tentado várias vezes a deitar-se com a mulher de Potifar, por manter-se firme e fiel foi injustamente lançado num cárcere, lá ele passou a cuidar do cárcere, interpretou o sonho do copeiro e pediu a ele para lembrar-se dele quando estivesse livre e restabelecido em seu cargo de confiança, foi esquecido por mais dois anos.
JOSÉ TINHA TUDO PARA SE REVOLTAR E DIZER “DEUS NÃO ME AMA”.
O Caminho de Deus é perfeito – Para José ser governador do Egito ele precisava passar pelo cárcere, lá ele virou homem, lá ele teve que lidar com determinados tipos de pessoas que só se encontra no cárcere. Lá ele perdeu a ingenuidade. 

– SEM PERSEVERANÇA VOCÊ NÃO SUPORTA O MUNDO. Em Ecles. 3.1 em diante. Diz que há topo tipo de tempo em nossa vida (GUERRA, CHORAR, PRANTEAR, BUSCAR, ESTAR CALADO).
Jesus disse: “No mundo tereis aflições mas tende bom ânimo eu venci o mundo” João 16:33.
Em 1990 – Desempregado 1 ano e meio, passei momentos de dúvidas, tristezas, humilhação, fui tratado no orgulho. Vendi sorvete na porta da Volkswagem e precisei receber cesta básica.
Depois Deus abriu uma porta em uma empresa excelente, bom salário, carro, mas lá tive que virar homem, lá eu precisei virar leão se não os leões me devoravam. Foi lá que Deus tratou com a minha timidez e o medo de enfrentar as pessoas e os problemas. Como Pastor em Santos eu ainda trabalhei lá por 4 anos, foram anos de lutas.
Em 1994 – Aceitei o desafio de cuidar da igreja em Santos, fui para lá cheio de expectativas, com menos de três meses eu e minha esposa orávamos para Deus mandar outro casal em nosso lugar, quantas lutas, quantas vezes eu pedi a Deus para me tirar de lá, a igreja só começou a crescer em fins de 97. A Sandra orava para nunca morar em Santos, hoje, ela ama esta cidade.
Fora várias guerras espirituais na igreja, em nosso caráter, financeiras etc, vários dias no monte orando para receber a vitória de Deus (As lutas nos aproximam de Deus, nestes tempos Deus falou muito comigo, tive muitas experiências com Deus, Deus revelou muitos de seus propósitos para minha vida). 

SEM PERSEVERANÇA VOCÊ NÃO SUPORTA PERSEGUIÇÃO.
SEM PERSEVERANÇA VOCÊ NÃO SUPORTA OPOSIÇÃO.
Davi ungido Rei com 16 anos, mata Golias e vira herói. Torna-se um líder em Israel e ai Saul com inveja começa a persegui-lo e se opõe a ele, Davi tem que fugir para o deserto, senão Saul o mata.
I Sm 22.1 a 3. Imagine as dúvidas de Davi “Senhor, é pra isso que o senhor me ungiu Rei.  Para morar nas carvenas? Para governar sobre todo endividado, em aperto e desgostoso?
Primeiro Davi reinou sobre este grupo e Deus o usou para os transformar em valentes, depois ele se tornou Rei de todo o Reino. 

Fim. 

Não preciso perguntar se alguém aqui precisa perseverar, seja qual for sua luta, fique firme.
“… aquele que persevar até o fim será salvo” Mt. 10.22
“se fiel até a morte e darte-ei a coroa da vida” Ap. 2.10
VOCÊ NÃO ESTÁ PASSANDO POR LUTAS E PROVAÇÕES  ATOA, ELAS SERVEM PARA TE MOLDAR, PARA TE TRANSFORMAR E DEUS ASSIM PODER TE COLOCAR ONDE ELE QUER. 

A maioria das pessoas que alcançaram sucesso, antes tiveram algum fracasso e muitas delas chegaram a fracassar três vezes, o que nos leva crer e entender que muitos que alcançam sonhos, objetivos, sucesso, foram antes pessoas que fracassaram mas não desistiram.
Evandro Paranhos 08/2005
evandro@igrejadafamilia.org.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: